top of page

Miguel Portugal. Nasci na Beira, Moçambique, em 1968, junto a um cálido mar rico em peixe e mariscos. Aprendi a andar de bicicleta com o Faria e, com os outros, deliciei-me a comer peixe frito e massa de farinha de mandioca moldada pelas mãos.

 

Nas Beiras, interior centro de Portugal, conheci a minha vocação, já no final do ensino secundário, muito por culpa de uma exímia mestre professora de Filosofia. Quando depois mirei a torre da Universidade de Coimbra, logo vislumbrei o meu futuro a ensinar a aprender a pensar. Nos últimos quase 20 anos, a minha felicidade e o sentido da minha vida têm acontecido, a par da coexistência com a minha família e amigos, também graças aos bons momentos de ensino e aprendizagem que tenho disfrutado com todos os meus alunos, muito porque, como diz Rubem Alves (1994),

 

«ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor assim não morre jamais...»

 

Os meus principais interesses são, pois, antes de mais, a Filosofia, em geral, e, em particular, a Filosofia Política e a Ética. Na última meia dúzia de anos tenho-me interessado particularmente por Ciências da Educação, sobretudo Filosofia da Educação, Diferenciação Curricular e Educação Multicultural.

 

Interesso-me bastante por arte, música e cinema. Gosto de viajar em família, passear de bicicleta, nadar e jogar ténis.

© 2015/2016 por Miguel Portugal

  • Twitter Classic
  • c-facebook
  • c-flickr
bottom of page